sábado, 27 de março de 2010

Só um desabafo

Eu me sinto tão desconfortável sobre essa história dos Nardoni. Eu sou mãe, e não gosto nem de lembrar do que aconteceu com a menina Isabella, dói demais imaginar uma coisa triste como essa. Assim como foi também no caso do menino João Hélio, e tantos outros que infelizmente tivemos que assistir.
Mas eu realmente fico muito temerosa sobre esse julgamento. Eu não estou assistindo às alegações, não estou vendo a exposição das provas e/ou evidências e me sinto totalmente impotente pra julgar, avaliar se eles são culpados ou inocentes. É isso que me assusta, pode ser que eu esteja sendo muito ingênua, sim, pode ser, mas eu sempre penso: “E se eles estiverem falando a verdade? E se eles não forem culpados?”.
Uma vez eu vi alguém dizendo em um filme, não faço a menor idéia de qual filme foi, mas me lembro claramente da frase: “É melhor um culpado ficar livre, do que um inocente ser condenado.” Nunca mais esqueci disso, e fui obrigada a concordar! Por mais terrível que possa ser a idéia de um bandido, um assassino solto, eu acredito que, se as provas não são concretas, a pessoa não pode ser condenada, afinal, senão me engano, é lei que “uma pessoa é inocente até que se prove o contrário”.
Não sei se isso faz parte da cultura brasileira, ou acontece no mundo todo, mas eu sei que hoje em dia, o que eu vejo é que, primeiro as pessoas são acusadas, julgadas e condenadas (pela mídia e pela opinião pública) e só depois é que vão avaliar se existem provas contra elas. E sei também que quando não existem provas, ou pior, existem provas de que a pessoa é inocente, raramente alguém faz para limpar o nome e a honra dessa pessoa, o mesmo esforço que foi feito pra sujar.
Eu não estou defendendo os Nardoni, de maneira nenhuma, como já disse, me sinto totalmente incapaz de julgá-los, aliás, taí uma profissão que eu jamais desejaria exercer: a de juíza. Mas também me assusta, e incomoda, o ódio que tantas pessoas devotam a eles, eles ainda nem foram condenados, e eu sinceramente ainda me questiono se as provas são tão incontestáveis assim. Pode ser que sejam, e eu é que esteja mal informada, tomara.
O fato é que muitos inocentes já foram condenados injustamente, e até mesmo condenados à morte. E isso pra mim é terrivelmente assustador, eu acredito que isso é realmente muito mais injusto do que um culpado ficar livre. Porque o culpado ainda vai ter que responder pelos seus crimes algum dia, diante de Deus, e da própria vida que vai lhe devolver o mal que ele plantou, porque todos nós colhemos o que plantamos, mais cedo ou mais tarde. Mas quando um inocente é condenado, não existe indenização ou retratação, no mundo, que seja capaz de lhe devolver tudo o que lhe foi tirado injustamente. O tempo que ele passou longe dos que amava, a família devastada e muitas vezes desfeita, os anos perdidos num castigo imerecido... Isso realmente me assusta, me comove, me entristece.
Eu acredito que os Nardoni serão condenados, mas definitivamente ainda não me sinto convicta da sua culpa. Espero que eles recebam de verdade aquilo que merecem, e nada além disso. 
A única coisa que me consola em meio a tudo isso, é saber que a menina Isabella a essa hora está em paz, afinal Jesus disse: "Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céus." (Mateus 19:14).
Que Deus tenha misericórdia de todos nós!

Bjs, Kati.

"Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará."(Galatás 6:7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário