quinta-feira, 29 de abril de 2010

Édipo Rei - Um homem destruído pela profecia dos deuses

Na bíblia está escrito: "Não vos voltareis para os médiuns, nem para os feiticeiros, a fim de vos contaminardes com eles. Eu sou o Senhor vosso Deus." (Levitico 19:31) e "Não haja no teu meio quem faça passar pelo fogo ou a filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos. O Senhor abomina essas coisas." (Deuteronômio 18:10-12).
Quando criança eu ouvia/lia esses textos da bíblia e me perguntava: "por quê?". Como a maioria das pessoas, eu sou curiosa, e tinha vontade de saber mais sobre mim, sobre muitas coisas e sobre o futuro também, é claro. Então Deus diz que não pode, e eu, por amor e respeito a Ele, obedeço, mas não sem tentar entender o que porque disso.
Muitas pessoas não entendem os mandamentos de Deus, algumas então se revoltam e resolvem não obedecer, outras obedecem, mas sem nunca se perguntar o porque. Eu prefiro obedecer, mas também buscar entender. Algumas coisas levam muito tempo pra serem compreendidas, mas no final o que se descobre é sempre a mesma coisa: Deus nos dá limites para o nosso próprio bem, assim como os pais fazem com os filhos.
Lendo Rei Édipo, Macbeth e tantas outras histórias e também vendo coisas que acontecem na vida real, em decorrência de "previsões" e "profecias", eu percebo o porque do ensinamento de Deus. Quando consultamos o futuro, estamos na verdade perguntando coisas a espíritos ou deuses, seres que não conhecemos e não podemos ter certeza se são mesmo o quê ou quem dizem ser, e muito menos quais são suas reais intenções.
Será que Édipo teria cumprido a profecia, se ela nunca tivesse sido revelada? Eu acredito que não, afinal ele teria crescido normalmente junto de seu pai e sua mãe, os conheceria, e provavelmente nunca teria matado seu pai, e com certeza não teria se casado com a própria mãe. Foi justamente a profecia que o levou pra longe, e o fez desconhecido, e gerou todos os problemas.
E Macbeth? Teria matado o rei e se deixado levar por tão grande ambição, para sua própria desgraça, se as bruxas não tivessem despertado essa idéia nele? Também acredito que não, e acho que ele teria recebido honra e poder do rei, e teria vivido em paz na presença dele.
Como o próprio Shakespeare diz na peça Macbeth: "por vezes, para nos perdermos, contam-nos os agentes das trevas alguns fatos verídicos, seduzem-nos com coisas inocentes, porém de pouca monta, para nos arrastar a conseqüências incalculáveis." Para nos desgraçar!
Eu amo aprender, entender, conhecer mais e mais, inclusive sobre mim mesma, é claro. Mas respeito os limites que Deus orienta e posso dizer que tenho vivido em paz. Recomendo, de coração, que você também busque conhecer, entender e aplicar à sua vida, os ensinamentos de Deus. Afinal, o Pai realmente deseja o melhor pra nós.
Deus te abençoe!
Bjs, Kati.

"Pois Eu sei que planos que tenho para vós, diz o Senhor, planos de paz, e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro. Então me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração." (Jeremias 19:11-13)

Um comentário:

  1. muito bom texto Kati!
    e vc esta certinha em sempre buscar entender o porque
    a fé, as coisas de Deus, também tem lógica! na propria Biblia diz a respeito disso... diz que a fé e a ciencia devem andar juntas
    acho errado quem obedece simplesmente por medo... deve-se obedecer, sim, mas entendendo o porque daquilo... senão se torna uma fé cega, e fanática!

    e quanto ao ver o futuro... além de na Biblia dizer que é errado... a pessoa que procura isso, só esta provando que é uma pessoa que não tem confiança em Deus, pois como diz na Bilbia: "o futuro a Deus pertence"... então confia Nele, que tudo vai dar certo, e pronto! não precisa procurar saber o futuro

    =)

    ResponderExcluir