sábado, 30 de outubro de 2010

De olho nas necessidades do próximo

(Adaptado por mim, à partir de um texto na minha agenda.)

Muitas pessoas acreditam que fazer o bem é sinônimo de fazer caridade. Imaginam que, se ajudarem os pobres e necessitados de vez em quando, estarão fazendo o bem. Outros pensam que ser bom é simplesmente não fazer o mal, ou seja, se não estiverem matando ou roubando estarão automaticamente fazendo o bem.
Mas fazer o bem, vai muito além de fazer caridade, dar esmolas ou deixar de praticar o mal. Inclui tudo isso e muito mais: significar ter bons olhos e coração generoso; não viver apenas pra si mesmo, mas para edificar a vida dos outros com atos motivados pelo amor. É ser capaz de enxergar as necessidades do próximo e, por compaixão, ajudar.
Muita gente fala das guerras, diz que devemos acabar com elas e viver em paz, mas sem compaixão não existe paz. Porque precisamos evitar as pequenas provocações, ironias e agressões diárias para evitar que pequenas "guerras" se formem em nosso dia-a-dia, pra poder gerar um ciclo de paz na nossa própria vida, e ao nosso redor. Eu quero viver em paz, e tenho me esforçado pra isso. E você, o que têm feito sobre isso?

Pode ter certeza de uma coisa: A gente colhe aquilo que a gente planta! Os anos tem me mostrado cada vez mais o quanto isso é verdade.

Bjs, Kati.

"... porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gálatas 6:7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário