sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Pesado demais para carregar

Texto adaptado do livro Meditações Diárias para Casais.

"Você sabia que quanto mais tempo você carrega um rancor mais pesado ele se torna?"
Recusar-se a perdoar alguém pode ser um peso muito cansativo para a alma. Quando tomamos a iniciativa de perdoar, deixamos cair um enorme fardo, que simplesmente não precisamos carregar. Pode ser extraordinariamente aliviador livrar-se do peso de um rancor.
Como evitar carregar ressentimentos e ter um espírito amargo ao longo da vida? Perceber que não é nossa função julgar, ajuda bastante. Jesus disse: "Não julgueis para que não sejais julgados" (Mateus 7:1). Julgar, assim como vingar-se, é responsabilidade de Deus: "A mim pertence a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor" (Romanos 12:19).
O rei Davi cometeu adultério com um mulher chamada Bate-Seba e depois mandou matar seu marido, quando percebeu seu erro ele disse a Deus: "Pequei contra ti, contra ti somente" (Salmos 51:4)
Deus fez as regras e as leis, Ele é o único juiz. Quando alguém ofende outra pessoa, está realmente ofendendo a Deus em primeiro lugar, então alivie-se da responsabilidade que só pertence a Ele.
Quando você deixa de julgar você também fica livre da responsabilidade de ter que punir. Perdoar não significa necessariamente esquecer-se imediatamente ou completamente, mas significa não abrigar um rancor que deseja punir, ou ver a pessoa punida.
"Não se ponha o sol sobre a vossa ira" (Efésios 4:26) O que você prefere: a angústia emotiva e momentânea de pedir que o outro perdoe a sua ira ou carregar o sentimento corrosivo da amargura por toda a vida? A escolha é sua.

Bjs, Kati.

"Sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou." (Efésios 4:32)

2 comentários:

  1. Tocou num ponto fraco meu, me custa um pouco me desfazer de algumas mágoas às vezes, não sempre, mas enfim, trato de corrigir isso o máximo possível... é uma muito boa reflexão, vou levá-la prá pensar bastante a respeito hoje a noite com a almofada, e no futuro, quando for o caso.

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Victor! Fico muito feliz que tenha tocado o seu coração, é esse o meu objetivo, se esse blog servir pra tocar o coração dos meus amigos com aquilo que já me tocou, mesmo que seja só de vez em quando, já estou realizada!
    Amo vc!
    Bjs, Kati.

    ResponderExcluir